quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PONTOS TURÍSTICOS E/OU MONUMENTOS HISTÓRICOS

     A Catedral do Sagrado Coração de Jesus é a principal igreja católica de Porto Velho, tendo seu início de construção em 1927. O local foi escolhido pelo arcebispo Joffily, hoje fica localizado ao extremo leste do bairro Caiarí, em frente ao Paço Municipal de Porto Velho, onde hoje possui muitos fiéis.


      A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) é uma ferrovia, construída em 1907 e concluída em 1912, início do século XX. Foi a 15ª ferrovia construída no país. No complexo ferroviário, encontra-se um museu, que reúne os pertences e objetos da ferrovia. Além disso, é considerada uma das principais atrações históricas de Rondônia, ou seja, não é apenas um simples ponto turístico, é também um monumento histórico.

     As Três Caixas D'água, conhecida também como três marias, é composta por módulos metálicos vindo de Chicago, está localizada nos cruzamentos das ruas Carlos Gomes e Rogério Weber. O primeiro reservatório de água foi construído em 1910, e as outras duas em 1912 (ano em que as obras da E.F.M.M. foram concluídas).
    Muitos historiadores contam que cada reservatório, tem capacidade para 200.000 litros e serviram para abastecer a população de Porto Velho até 1957.

     A Casa de Cultura Ivan Marrocos é um local, cujo próprio nome diz, onde é apresentado a cultura porto-velhense. São realizadas exposições de artistas locais, como: pintores, escritores, etc... É um ótimo lugar para quem está chegando agora à capital e deseja conhecer as obras do local.

     O Palácio Presidente Vargas é a sede do Executivo do Estado de Rondônia (sede do governo estadual), que foi inaugurado pelo Presidente Getúlio Vargas, criador do Território Federal do Guaporé, diferente das obras citadas acima, o Palácio não é considerado um ponto turístico, mas sim um monumento histórico.
                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário